quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Leitura de apoio

As células e as cidades
Todos os seres vivos são constituídos por unidades microscópicas, as células. Alguns, como os organismos mais primitivos (bactérias, algas e protozoários), consistem simplesmente de uma célula única. Outros como nós mesmos, começamos como uma única célula, mas crescemos até formar um complexo de muitos diferentes tipos de células, cada uma desempenhando uma função especializada. Independente da grande variabilidade de formas de vida e de tipos celulares, todas as células apresentam certas características em comum. As mesmas estruturas básicas e princípios de organização aplicam- se igualmente a célula em plantas, por exemplo, e células em seres humanos.
Também as cidades variam grandemente em tamanho e, independentemente do país em que se encontram, todas elas apresentam algumas características em comum. Vista a partir do espaço, é difícil perceber como a vida humana nas cidades é organizada. Apenas quando chegamos mais perto é possível divisar as estruturas de comunidades são altamente organizadas, com um fluxo constante de pessoas e materiais adaptando- se a um ambiente em constante mudança.
Nas células acontece o mesmo: a organização de diferentes atividades em diferentes áreas, o transporte de matérias- primas, a construção de novas estruturas, a obtenção de energia, a remoção de resíduos indesejáveis, e sistemas de comunicação eficientes- são todos tão importantes para uma célula quanto para uma cidade.
Dados obtidos em: The cell like a city. Texto em inglês
Acesso em: abril de 2009

Este texto foi sugerido pela Professora Fernanda Quaresma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário